O que Jesus disse sobre si mesmo (Estudo Bíblico)

Em estudos bíblicos anteriores, vimos nas escrituras que Jesus pregou o reino de Deus, vimos também que a igreja primitiva pregou mais sobre Jesus.

Há aqui alguma contradição? Pregou a igreja primitiva sobre o mensageiro negligenciando assim a sua mensagem? Voltemos atrás, aos quatro Envagelhos para ver se o que a igreja inicial focou em Jesus é compatível com os próprios ensinamentos de Jesus. Pregou Jesus, realmente, sobre si próprio?

1. Perto do fim do Sermão do Monte, como descreveu Jesus as pessoas que entram no reino de Deus? Mat. 7:21-23. É apropriado chamar Senhor a Jesus? É apropriado fazer o bem em seu nome? Que mais é necessário? Versículo 21. No versículo 23, quem está a actuar como juiz? Que palavras estamos nós a pôr em prática? Versículo 24.

Comentário: Através de todo o Sermão do Monte, Jesus falou com autoridade pessoal. Relativamente a ele as pessoas são abençoadas ou não. Ele colocou as suas próprias palavras ao mesmo nível das Escrituras. Ele disse que as pessoas não têm apenas que obedecer ao Pai, mas também têm que pôr em prática as palavras dele.

2. Disse Jesus que seria capaz de perdoar pecados? Mat. 9:2-6. Fez curas com o propósito específico de mostrar autoridade?

Comentário: Eu posso perdoar os pecados que são cometidos contra mim, mas não tenho autoridade para perdoar os pecados cometidos contra outra pessoa. Todavia Jesus reivindica perdoar todos os pecados, mesmo em termos de um relacionamento pessoal com Deus.

Nesta passagem, Jesus está a ensinar algo sobre si mesmo. Este é um dos aspectos da mensagem que Deus, o Pai, quis que Jesus pregasse: que o perdão vem através de Jesus Cristo. O reino de Deus são Boas Novas somente para aqueles que aceitam a autoridade de Deus.

3. Tem uma pessoa que aceitar Jesus? Se uma pessoa não aceita Jesus como é que isso afecta o relacionamento entre essa pessoa e Deus? Mat. 10:32-33. Está Jesus, novamente, a reivindicar ser o juiz da nossa eternidade? Promete Jesus recompensa eterna? Versículo 42. Pronuncia ele, na realidade, julgamento acerca do futuro? Mat. 11:22. Qual é o pior, o pecado de Sodoma, ou o pecado de rejeitar Jesus? Versículo 24.

4. Que declarou Jesus sobre o seu próprio conhecimento e autoridade? Mat. 11:27. Declarou ser mais importante que Salomão, mais importante que Jonas, mais importante que o templo, mais importante que o Sábado? Mat. 12:5-8, 41-42.

Comentário: Como parte da sua missão, Jesus reivindicou uma autoridade e conhecimento que eram muito mais elevados do que em qualquer outra pessoa. Ele declarou ser a chave pessoal, para a vida eterna no reino de Deus. Ele estava a ensinar sobre si mesmo.

5. Queria Jesus que os seus discípulos soubessem quem ele era? Mat. 16: 13-15. Quis Deus, o Pai, que eles soubessem? Versículos 16-17. Tinha Jesus autoridade par para dar as chaves do reino de Deus? Versículo 19. É a obediência a Jesus mais importante do que a própria vida? Versículo 25.

Comentário: Se uma pessoa vulgar dissesse isto, considerá-lo-iamos ou doida ou líder de um culto perigoso. Mas Jesus referiu-se a si próprio. Ele era extraordinário.

Jesus pregou o reino de Deus, mas também pregou acerca de si mesmo como um factor decisivo para que a pessoa entre já no reino. Para que as Boas Novas sejam comunicadas com precisão, é essencial que as pessoas saibam quem foi Jesus e o que ele ensinou.

6. Jesus chamou-se a si próprio o Filho do Homem. Reivindicou também ter a glória do Pai? Mat. 16:27. Seria ele também o juiz, aquele que dá recompensas eternas? Reivindicou ter dado autoridade aos seus discípulos? Mat 18:18; 19:28. Se Jesus pode dar esse tipo de autoridade, quer isso dizer que tem mais autoridade do que o céu e a terra?

7. Reivindicou Jesus que a sua vida valia mais do que todas as outras pessoas? Mat 20:28. Escolheu um salmo sobre Deus e aplicou-o a si próprio? Mat. 21:16; Salmo 8:2. Declarou ter anjos, os quais pode enviar através de todo o universo? Mat. 24:30-31. Disse que as suas palavras eram infalíveis, maiores que o universo? Versículo 35.

Comentário: Estas reivindicações são surpreendentes em termos de capacidade de compreensão. Jesus está a ensinar que é tão bom quanto Deus.

8. Numa parábola, Jesus declara, novamente, ser o juiz, sentado num trono em glória celestial. Controlará a eternidade de todos os seres humanos? Mat. 25:31-32. Terá autoridade para dar vida eterna no reino de Deus? Versículo 34. Terá a autoridade para condenar pessoas à gehenna (morte eterna)? Versículo 41.

9. Declarou Jesus institucionalizar um novo acordo entre Deus e o seu povo? Mat. 26:28. Traz este acordo o perdão? De quem é o sangue que tornou isto possível?

Comentário: Jesus ensinou que ele era o sacrifício que capacitou às pessoas viver no reino de Deus, o resgate que os tornaria livres. Ele disse fazê-lo pela sua morte, e ainda assim ele também declarou que viveria para sempre. Em todas estas coisas, Jesus estava a ensinar algo sobre si próprio.

10. Declara Jesus, novamente, ter autoridade universal? Mat. 28:18. Coloca-se a si próprio ao mesmo nível do Pai? Versículo 19. Torna os seus próprios mandamentos ao mesmo nível dos do Pai? Versículo 20. Declara estar presente com os crentes de todo o mundo e de todas as eras?

11. Deu Jesus aos seus discípulos poder sobre todas as coisas? Lucas 10:19. Reivindicou autoridade para dar o reino de Deus e dar as mais elevadas posições? Lucas 22:29. Mesmo na cruz, reivindicou autoridade para julgar se a pessoa seria salva ou não? Lucas 23:43. Teve autoridade para enviar o poder de Deus? Lucas 24:49

12. Quando Jesus abordou Jerusalém, citou ele a sua própria vinda com "o tempo da vinda de Deus" Lucas 24:44. Reconheceu ser o filho de Deus? Lucas 22:70. Declarou ser o cumprimento das escrituras do velho testamento? Lucas 24:44. Foi isso que ele ensinou também, antes da sua crucificação? Primeira parte do mesmo versículo.

Comentário: Os judeus do primeiro século estavam desejosos de ver um reino terreno, com território, leis, rei e súbditos. Se Jesus pregasse este tipo de reino, a maioria das pessoas teria achado normal, e não seria alvo de objecções.

Contudo, Jesus causou uma grande agitação pelas coisas que ensinou sobre si próprio. Esta foi a razão que causou o facto dos líderes judaicos o acusarem de blasfémia e o crucificaram. Esta é uma parte importante da sua mensagem.

13. A identidade de Jesus é muito mais explicita no Evangelho de João. Qual é a reivindicação que ele faz sobre si próprio? João 3:13-16,35. Entendeu a sua audiência que ele estava a reivindicar ser igual a Deus? João5:17-19. Pode o filho dar vida eterna? Versículo 21. É ele o juiz do mundo? Versículo 22. Deve Jesus ser honrado da mesma forma que o Pai, em adoração? Versículo 23.

14. Ensinou Jesus que tinha vida em si mesmo? João 5:25. É ele o que dá vida eterna? João 6:27. É ele que ressuscita os mortos? Versículo 40. É a vida eterna unicamente dependente da carne de Jesus? Versículo 51. É ele a chave para a vida eterna? João 11:25-26.

15. Ensinou Jesus que ele próprio já existia antes de Abraão? João 8:58. Que teve glória com Deus antes do mundo ter começado? João 17:5. Que ele é capaz de se ressuscitar a si mesmo? João 10:18. Que ele é igual a Deus. Versículo 30. Que ele é a representação perfeita do que Deus é? João 14:9-10.

Comentário: Jesus não começou os seus Sermões com "Deixem que vos diga o quão grandioso eu sou". No entanto, o facto é que no seu pregar e ensinar, Jesus ensinava, frequentemente, sobre si mesmo. Ensinou que tinha uma grandiosidade extraordinária, e o nosso futuro eterno depende se o aceitamos tal como ele é. Ele é a chave para o reino. Para que sejamos perdoados e possamos entrar no reino temos que acreditar nele.

Os discípulos de Jesus nem sempre entendiam o que Jesus ensinava. Frequentemente censurava-os por serem brandos de coração e de pouca fé. Eles só entenderam o papel de Jesus como Salvador depois da ressurreição. Apesar de todos os seus ensinamentos, pareciam ter mal interpretado quem ele realmente era. Houve algumas coisas que ele lhes disse para só falarem delas, especificamente, depois da sua ressurreição (Marcos 9:9).

Depois de Jesus subir ao céu e do Espírito Santo dar poder aos apóstolos, eles entenderam muito mais acerca de Jesus e do seu reino. Foram inspirados para ver ainda mais claro que os ensinamentos de Jesus sobre si próprio eram de suprema importância.

As pessoas podem ter muitas dúvidas sobre o reino ou até mal entendidos e ainda assim podem ser salvas, todavia o ponto crucial para a sua salvação depende da aceitação de Jesus como Senhor e Salvador. Ele é a parte mais importante da mensagem. As pessoas necessitam de saber coisas importantes sobre Jesus.

Jesus ensinou, com bastante frequência, sobre a sua própria morte e ressurreição e que o perdão era concedido por acreditar nele. No livro de Actos é focado este ensinamento na pregação da igreja primitiva. Os apóstolos não contradiziam o seu Mestre. O que vemos é continuidade e não contradição. A pregação das Boas Novas tem como finalidade focar sobre quem Jesus é e o que ele fez para que possamos ser salvos no Reino de Deus.

Quando comparamos os diversos sermões no livro de Actos, vemos formas diferentes de pregar as Boas Novas. Quando vemos as diferentes parábolas e declarações de Jesus, vemos também diferentes formas de pregar as Boas Novas da salvação. Quando examinamos as cartas de Paulo, encontramos algumas diferenças assim como também vemos continuidade nos pontos mais importantes.

Michael Morrison

Igreja de Deus Mundial


Página Principal Quem Somos... Topo da Página
Missão | Síntese Doutrinal | Artigos | Eventos | Informaçðes | Ligações | Bíblia Sagrada | Outros